Aprenda como consultar seu benefício

Compartilhe com os seus amigos:

A Autarquia Federal INSS é o órgão responsável pelo pagamento dos benefícios pedidos perante a Previdência Social, por intermédio dela que você pode fazer a consulta de benefício do INSS.

Todo brasileiro sabe que após virar um contribuinte regular do governo, passa a ter direito a uma série de benefícios que serão dados ao cidadão se ele se encaixar em algumas das suas circunstâncias.

Mas o procedimento não é tão simples. É preciso que você entre com um processo administrativo, depois espere o seu resultado, faça a consulta de como anda o benefício e caso não seja concedido é só procurar a vida judicial ou buscar os devidos recursos na vida administrativa.

A questão é que o tema ainda traz um pouco de dificuldade para alguns brasileiros que as vezes não sabem o que certas expressões querem dizer ou não sabem qual a melhor atitude a se realizar.

Antes de você ter realizado sua consulta, você deve primeiro agendar junto ao INSS um horário para pedir seu benefício.

Pensando em vocês, iremos explicar abaixo alguns pontos fundamentais sobre como consultar o seu pedido e outras dicas a cerca dos benefícios que são concedidos.

CONSULTA DO SEU BENEFÍCIO  INSS

Uma aflição sem tamanho é dada aos contribuintes brasileiros que solicitam benefícios perante a previdência e aguardam ansiosamente sua resposta, por isso é importante saber como consultar o seu benefício do INSS online.

Só que já passou por isso sabe como é a angústia não saber se o seu pedido foi aceito ou não.

Para realizar a consulta do benefício INSS hoje em dia o procedimento é muito fácil. Basta entrar no site oficial do INSS: https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml

consulta benefíio INSS
Basta preencher os seus dados e ter acesso ao resultado do seu pedido de benefício junto à Previdência Social.

 

Preencha o rol que será apresentado pelo site.

Digitando assim, o número do seu pedido (esse número é lhe dado no momento da solicitação do seu pedido), a data de nascimento, o nome do beneficiário e o número do CPF.

Ao final de tudo, clique em “visualizar”

Caso você não tenha seu  NIB (número de benefício), que é fornecido junto ao pedido de benefício junto ao INSS, você deve ligar 135 ou se dirigir pessoalmente ao posto de atendimento do INSS, aonde será fornecido o mesmo.

Viram como procedimento é rápido e simples?

Antigamente era necessário que o cidadão brasileiro passasse horas e horas em filas para realizar qualquer pergunta a cerca do seu pedido.

Se quer saber como pode vir escrito nessa consulta, acompanhe outro tópico informado mais abaixo.

Caso também tenha algum tipo de problema, você deve ir até o final da página, aonde explicamos os motivos mais comuns de o segurado não conseguir consultar seus pedidos de aposentadoria junto à Previdência Social do Brasil.

CONSULTA DE PERÍCIA

A perícia médica é um meio utilizado pela previdência para poder entregar ao segurado algum benefício que necessita de uma comprovação como um dos seus requisitos para existir, ela também pode ser consultada ONLINE.

Por exemplo, o trabalhador que solicita o benefício de auxílio-acidente deve provar por meio de uma perícia que sofreu um dano capaz de reduzir a sua capacidade da atividade laboral.

Então, após entrar com o pedido pela via administrativa, será marcada sua perícia, na qual terá o resultado emitido pela internet.

Para poder visualizar o resultado da sua perícia, basta acessar o site do DATAPREV por meio do link ao lado https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/relatorio/imprimirCRER.view?acao=imprimir_CRER e colocar o número do benefício, sua data de nascimento, nome do requerente e o número do CPF. Ao final clique em imprimir.

consulta perícia INSS
Preencha os dados para ter acesso a perícia médica do INSS.

Lembrando que os benefícios que dependem da perícia como uma das condições para existir, são vistoriados pelo INSS a cada dois anos para poder se constatar se a incapacidade ainda perdura.

Caso a incapacidade tenha sido sanada, o benefício é automaticamente suspenso.

VERIFIQUE SEU PEDIDO DE APOSENTADORIA PELE TELEFONE

Se o segurado da Previdência Social quiser, também pode consultar como anda os seus pedido de benefícios junto à Previdência Social pelo telefone.

Basta ligar 135, de segunda a sexta, das 08 da manhã até as 18 horas.

É possível verificar como está o seu pedido de aposentadoria, auxílio-doença ou qualquer outro do INSS, basta informar os seus dados pessoais que o servidor irá verificar como está a atual situação do pedido.

Além disto, você sempre pode ir pessoalmente até o posto de atendimento e realizar o procedimento pessoalmente.

SITUAÇÕES DE BENEFÍCIO

É de suma importância que você saiba as nomenclaturas utilizadas para mostrar como anda a situação do seu benefício.

Após realizar o pedido, será enviado para a sua casa uma carta denominada de carta de concessão.

Essa carta que tem um prazo de 30 dias para ser entregue ou que atualmente, graças a internet, pode ser visualizada de forma online, apresenta a situação que foi dada ao seu benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Portanto, depois de requerido algum benefício previdenciário, poderá aparecer na sua carta de concessão as seguintes situações:

  • O seu benefício está habilitado; o benefício habilitado é aquele que o INSS está analisando se o cidadão se encaixa em todos os requisitos que são requeridos por ele, para que só então seja concedido.
  • Benefício indeferido; após uma análise que acontece de forma minuciosa, o Instituto constatou que você não se encaixou nas regras impostas para aquele benefício específico, ou que faltou algum documento de suma importância no processo. Quando esse status for dado ao seu benefício, procure visualizar o que foi que aconteceu de errado, pois só assim saber qual procedimento realizar.
  • O benefício foi concedido: Isso mesmo que você está pensando, benefício concedido é aquele que se o segurado se encaixa perfeitamente nos seus requisitos e que passar a ser seu por direito. Agora é só esperar pela sua Carta de Concessão.

Feito isso, é só aguardar o momento e o banco responsável para o seu pagamento.

INSS consulta benefício

PONTOS IMPORTANTES SOBRE OS BENEFÍCIOS DO INSS

Alguns pontos passam batido pelo contribuinte que as vezes não tem conhecimento sobre os seus direitos.

  • Você sabia que os contribuintes que começaram a contribuir para a previdência antes de 1991 possuem o período de carência reduzida? Isso mesmo.
  • Aqueles segurados que necessitam de acompanhamento integral de uma terceira pessoas para poder lhe ajudar, podem solicitar em seus benefícios um acréscimo de 25% que irá incidir sobre o valor total.
  • Mesmo após ter se aposentado você poderá continuar trabalhando, porém, ainda é preciso que realize a contribuição mensal, pois só essa contribuição para lhe garantir de outros benefícios como salário-maternidade, auxílio-acidente, e etc.
  • Se o segurado não pode comparecer ao INSS, pode livremente nomear um procurador para resolver seus problemas perante o Instituto.

TIPOS DE APOSENTADORIA

A previdência social fornece aos cidadãos brasileiros mais de 90 tipos de benefícios, mas em regra, os mais conhecidos e pedidos pela população são as aposentadorias.

Para que você saiba qual o tipo certo de aposentadoria se encaixa na sua situação, resolvemos trazer as peculiaridades de cada uma.

  • APOSENTADORIA POR IDADE

Quem deseja se aposentar por idade deve saber que a solicitação pode ser feita diretamente pelo site oficial do INSS (www.previdencia.gov.br).

E para que o contribuinte solicite esse tipo de benefício ele deve possuir na data do pedido 65 anos se for homem e 60 anos se for mulher.

Além da idade, outro requisito é levado em conta; o período de contribuição mínima de 180 meses.

Mas, caso você seja um segurado especial (indígena, pescador artesanal, ou agricultor familiar) o lapso de idade decai em 5 anos, sendo obrigatório 60 anos para o homem e 55 anos para a mulher.

Você pode saber mais sobre aposentadoria por idade aqui.

  • APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Esse tipo de aposentadoria quer observar quanto tempo o trabalhador passou contribuindo para a previdência, por isso, não há uma idade mínima a ser levada em conta.

Para os homens, o tempo de contribuição é de no mínimo 35 anos. Já para as mulheres, é de no mínimo 30 anos.

Porém, outras regras podem ser levadas em conta, como a regra 85/95 progressiva e a regra proporcional.

A regra 85/95 afirma que o tempo de contribuição + a idade da pessoa deve dar 95 para o homem e 85 para a mulher.

Já a regra proporcional leva em conta a idade mínima de 48 anos para a mulher e de 53 anos para o homem. Somados a isso deve haver 35 e 30 anos de contribuição para o homem e mulher respectivamente.

  • APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

A aposentadoria por invalidez somente é concedida quando foi tirada totalmente do cidadão a sua capacidade de laborar e ele não pode ser reabilitado para outra profissão.

Por isso, esse é um daqueles benefícios pagos somente durante o período de incapacidade.

Mas, antes de requerer a aposentadoria por invalidez, é necessário pedir um auxílio-doença. E caso o médico entenda esse benefício mais apropriado, apresentará esse laudo na sua perícia médica.

  • APOSENTADORIA ESPECIAL

A aposentadoria especial é concedida ao trabalhador quando o mesmo foi exposto a algum agente danoso que causou mal a sua saúde ou integridade física.

Essa aposentadoria é um tipo de indenização pelo trabalho que foi exercido.

Para requere-la é necessário analisar cada caso já que o tempo de contribuição varia de 25 a 15 anos.

E para saber quanto esse trabalhador irá ganhar é só analisar o seu salário da época de contribuição. Ele ganhará o equivalente a 80% daquele valor.

benefício previdência
Você não precisa esperar mais em longas filas! Agora você pode consultar seu benefício ONLINE!

TABELA E CALENDÁRIO INSS

Primeiro, vamos falar sobre o calendário INSS.

Para que não haja uma bagunça nas contas da previdência, o Instituto resolveu criar um calendário para os segurados nacionais.

Isso faz com que a renda seja dividida e que cada beneficiário receba o valor do seu benefício em um momento distinto do outro.

Tudo isso com a finalidade de que não haja a superlotação dos bancos responsáveis pelo pagamento em apenas um momento do ano. O calendário sempre se renova no meio do ano.

Por isso, entre no site oficial do INSS. Lá tem uma parte exclusiva que exibe o calendário de pagamento. Consulte sua data e saque o benefício no dia correto.

Já em relação a tabela do INSS, ela é apresentada aos empregadores para que eles saibam qual a alíquota relativa ao salário de contribuição que vai ser retirada dos salários dos seus empregados e remetida ao INSS. As alíquotas nacionais variam de 8 a 11%.

CONTATO COM O INSS

Muitas pessoas as vezes querem esclarecer uma dúvida sobre um benefício, solicitar uma informação ou apenas agendar um serviço e não sabem como.

Pois bem, duas são as maneiras disso se realizar.

A primeira opção é buscar a ouvidoria do INSS através do site (www.inss.gov.br) ou ligando para a sua central de atendimento pelo número 135. A central funciona das 7 horas às 22 horas da noite, de segunda à sabado, com base no horário de Brasília.

Em caso de dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

Compartilhe com os seus amigos:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *