Como usar o cartão de crédito de forma consciente?

Compartilhe com os seus amigos:

Muito se fala do poder de compra que um cartão de crédito pode fornecer ao consumidor. Com um mundo cada vez mais globalizado e de consumos, isso pode tanto te alavancar, como te trazer sérios problemas. Mas a pergunta é: Como usar seu cartão de crédito de forma mais segura e consciente?

O mesmo cartão dado a duas pessoas diferentes, terão usos totalmente distintos. O que queremos dizer? É que, não necessariamente de maneira dualista, um cartão de compra pode te trazer prós e contras. Este artigo visa a te dar dicas e conselhos para não passar por dificuldades na hora de pagar suas contas.

Não gaste mais do que consumir

Não adianta. Não é porque você está vendo o dinheiro disponível para saque ou margem de compras, que você deve usar. Gaste para além do necessário, apenas o que tiver ao seu alcance econômico. O que hoje pode te causar sensação de bom gosto e bem estar, amanhã pode estar lhe trazendo péssimos momentos.

Manter o equilíbrio nos seus gastos é fator fundamental na hora de não ter problemas com seu cartão. Ter a possibilidade de comprar algo sem se ter o dinheiro em mãos, é um eterno exercício de equilibrar-se meio ao que se tem. Óbvio, que em algum momento você vai contar com um dinheiro que está por vir, mas mantenha sua autodisciplina ao gastar. Você mesmo só tem a ganhar com isso.

Faça planos antes dos gastos

Em tudo que você vai fazer na vida, é necessário manter planos e estratégias. Quanto mais você manter a idéia de se fazer tudo ao acaso e sem planos, mais sofrerá de forma desnecessária. Já pensou em organizar seus gastos e entradas econômicas? O que se tem para receber, contas e suas datas.

Muitos dos nossos deslizes acontecem a partir de descuidos com organização. Sabe aquela família que se prepara para ir a praia, mas carrega coisas que mais parecem ser para uma viagem? Churrasqueira, roupas, luz, isqueiros, barraca, culler e por aí vai? Isso são planos e dependendo do caso, pode fazer muita diferença em sua vida. Já pensou se tivesse realizado investimentos rentáveis com todo o seu dinheiro que vem sendo mal gasto devido a falta de planejamento? Então planejar seus gastos para gerar economias e realizar investimentos é uma ótima opção! Aprenda tudo no site Bons Investimentos

Pague sua fatura de maneira correta

Prepare não só sua mente, mas seu bolso! Estar preparado para as contas que estão por vir vai fazer de você um grande usuário de seu cartão de crédito ou débito. Uma das maneiras de evitar juros, por exemplo, é pagando não só sua conta em dia, mas garantir pelo menos o pagamento do valor estipulado como mínimo aceito. Porém, lembre-se que fazendo isso, este valor não pago desse mês, virá no próximo.

Se você deixar de pagar o valor depois da data, ou não pagar o valor mínimo exigido, isso pode fazer com que sua conta vire uma bola de neve. Já pensou ficar pagando juros sobre juros? Ninguém merece. Então pense bem sobre como isso pode ser evitado com o pagamento de suas contas em dia ou comprando somente produtos que você tenha condições de arcar.

Tornou-se evidente que, não se pode cometer o erro de gastar mais do que você tem em mãos. Planeje tudo que for gastar… Tudo! Com isso, você poderá galgar lugares econômicos melhores em sua vida. Por último, sempre pague sua fatura nas datas corretas, e quando houver emergências, pague o valor mínimo.

Esperamos ter ajudado você a entender a importância que o planejamento de gastos tem para uma melhor saúde financeira. Caso tenha gostado do artigo, compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a se conscientizarem quanto ao uso do cartão de crédito.

Compartilhe com os seus amigos:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *