Conheça as doenças que dão direito ao auxílio doença

Geralmente quando as pessoas se deparam com problemas graves de saúde acabam por assumir grandes gastos com remédios e até mesmo tratamentos. Porém, nem todos tem condições de assumir esse compromisso, principalmente em algumas situações em que as doenças deixa a pessoa incapaz de exercer sua atividade profissional e consequentemente sem fonte de renda para se manter

Pensando nisso, decidimos preparar esse artigo informando quais doenças dão direito ao cidadão de solicitar junto ao INSS o auxílio doença ou até mesmo a aposentadoria por invalidez.

Doenças que dão direito ao benefício do INSS.

Alienação Mental

Quando ocorre uma deterioração do poder cognitivo do cidadão, ao ponto de tornar o cidadão incapaz de conseguir gerir a própria vida social.

Cardiopatia grave

Problema que pode incapacitar o cidadão de exercer sua vida pessoal e profissional, podendo se agravar ao ponto de até mesmo levar o seu portador a morte.A insuficiência coronariana e cardíaca, a arritmia de gral elevado e a hipertensão são algumas das doenças que podem estar associadas e prejudicar ainda mais a saúde do paciente.

Cegueira

A perda da visão pode ser fruto de glaucoma, degeneração muscular, catarata, hipertensão arterial, retinopatia por diabete ou algum acidente. Nesse tipo de situação, como na maioria dos casos o contribuinte fica impossibilitado de exercer sua atividade profissional, o mesmo consegue ter acesso ao auxílio doença.

Esclerose múltipla

Doença conhecida pelo fato de ser uma inflamação crônica que acomete a bainha da mielina, essa doença se da por questões genéticas e ambientais, ela atinge o sistema nervoso e compromete a capacidade do cidadão de exercer sua atividade profissional

Espondiloartrose anquilosante

Lesão na coluna que resulta na fusão de vértebras e traz dificuldades de movimentação e muita dor, tornando o cidadão incapaz de exercer atividades profissionais.

Hanseníase

As pessoas que portam essa doença tem direito ao recebimento do benefício do INSS, haja vista que essa é uma situação onde a pessoa adquire uma infecção crônica, que ataca a pele, causa insensibilidade em algumas partes do corpo e compromete os nervos periféricos.

Hepatopatia grave

Essa doença prejudica o funcionamento do fígado e causa risco a saúde do portador, ela pode ser classificada em primária ou secundária e pode evoluir para aguda ou crônica.

Neoplasia Maligna

Popularmente conhecida como câncer, essa doença ataca as células do corpo, aumentando-as descontroladamente e afetando outras partes do organismo, podendo resultar até mesmo em metástase avançada.

Paget

Doença que afeta os ossos, principalmente os ossos da região pélvica, da coxa e do crânio, sendo mais difícil encontrar casos em que afete os ossos da coluna, canela, braços e colar cervical. Pelo fato de afetar a estrutura óssea, o portador desta doença fica impedido de trabalhar.

Paralisia irreversível

Em caso de lesão destrutiva ou degeneração, impede a movimentação dos músculos afetados, impossibilitando assim a realização de diversas atividades profissionais. A Paralisia pode ocorrer em subgrupos do corpo, como no caso de hemiplegia (paralisia de um lado do corpo), tetraplegia, paraplegia, isolada, periférica, entre outras.

Parkinson

Doença que afeta o cérebro e causa prejuízos na coordenação motora, fazendo com que o portador desta doença tenha muitos tremores e dificuldade para se movimentar e caminhar, impossibilitando assim que o mesmo venha a exercer uma atividade remunerada.

Síndrome da Imunodeficiência adquirida (SIDA)

Doença que afeta o sistema imunológico de seu portador e o deixa mais suscetível a outras doenças, sua decorrência se dar por conta do vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Tuberculose ativa

Doença em que a pessoa fica frágil, tem febre, perde bastante peso e tem seu sistema imunológico bastante prejudicado devido a uma infecção ocasionada pela bactéria Mycobacterium que prejudica o pulmão.

Caso você possua alguma das complicações listadas acima, não perca tempo, se cadastre no Portal Meu INSS, agende uma perícia médica e solicite o seu benefício. Todo o processo pode ser realizado de casa sem a necessidade de enfrentar filas, o site “consultameuinss.com.br” pode te ajudar a realizar esses e outros serviços do portal Meu INSS.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *